quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DIA DO FUSCA: BESOURO COM ESTILO

Para comemorar esta data, conheça o projeto de cinco modelos que esbanjam originalidade

Há 53 anos saía o primeiro Fusca das linhas de produção brasileira. Sucesso no mundo inteiro, o besouro da Volkswagen se consolidou como um ícone do mercado automotivo nacional e ganhou até um dia em sua homenagem: 20 de janeiro. Para comemorar a data, preparamos uma matéria especial com cinco modelos cheios de estilo. Confira:
Garota, eu vou para a Califórnia...
Batizado de Cal-Look, o estilo desse charmoso fusquinha nasceu nos Estados Unidos da década de 1960, época em que os jovens desfilavam com seus charmosos besouros da VW pelas ruas da Califórnia. O carro é uma criação do empresário Anselmo Heck em conjunto com a oficina Concept Car, localizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. “Era fascinado por revistas de carro quando criança, olhava aqueles Fuscas da Califórnia e pensava em um dia ter um igual. Coloquei meu sonho de criança em prática”, conta Heck. O Fusca teve a suspensão rebaixada, ganhou teto solar e rodas aro 15 importadas, no melhor estilo californiano. Adepto da máxima automaníaca que diz que “motorzinho é coisa de dentista”, Anselmo fez questão de substituir o bloco original 1.3 do modelo 1977 por um propulsor mais forte, de 1700 cc. O fusquinha despeja 100 cv de potência e acelera até os 180 km/h.
Volkswagen Fusca Rat Rod  (Foto: Arquivo Pessoal)
Debaixo da ferrugem
O customizador Eric Martins não teve dó em mandar seu Fusca para baixo da ferrugem. Proprietário da oficina paulistana Bad Bug, Martins é um apaixonado pela cultura Rat Rod, que enferruja a carroceria deliberadamente. “É um estilo bem underground, de contracultura, que anda em uma direção contrária ao tunning, ao zero km, ao que é novo”, explica ele. O movimento surgiu logo após a II Guerra Mundial, nos Estados Unidos. Com o conhecimento em mecânica adquirido no exército, os ex-soldados começaram a construir seus próprios carros, e, como não tinham muita grana, improvisavam com peças velhas, que resultavam nesse aspecto inacabado. Mas apesar de aparentemente estar caindo aos pedaços, o FrankStoll, como fusca foi apelidado (e, sim, vem de Frankstein!), tem um projeto mecânico de primeira, como motor original de 1500 cc.
Volkswagen Fusca Hot Rod  (Foto: Arquivo Pessoal)
Fusca quente
O teto foi para os ares no Fusca de João Gilberto Marotti, dono da oficina Garage 56, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A partir de um modelo original 1967, o preparador construiu um Fusca Hot Rod. E para fazer jus ao estilo, além de se livrar do teto, o carro teve a suspensão rebaixada, os bancos reestilizados, ganhou 22 cm a mais de entre-eixos, perdeu a caixa de estepe e recebeu nada menos que rodas aro 15 do irmão rico Porsche. “Tudo foi feito em três meses, trabalhei no carro dia e noite”, revela Marotti. O motor permaneceu original, 1.6. A boa notícia para quem curtiu o Hot é que o modelo está à venda. É preciso desembolsar R$ 25 mil para levar o invocado fusqueta para casa.
Volkswagen Fusca (Foto: Arquivo Pessoal)
Keep Racing
Criar um carro de visual único. Essa foi a intenção de Rubens Fiorelli, dono da oficina Bug Custom, de São Paulo. Durante todo o ano de 2012, o preparador trabalhou sozinho na transformação do Fusca 1977. A ideia era criar um modelo inspirado nos hot rods americanos. A suspensão foi rebaixada e o teto recortado para comportar um pomposo teto solar. A cor bege deu lugar a uma pintura fosca de cor preta, que ganhou o adesivo da marca de whiskey americana Jack Daniel’s. “Além de ser fã da bebida, o adesivo deu um estilo a mais”, entrega Fiorelli. O motor original 1.3 também foi colocado de escanteio. O VW foi equipado com motor de 1700 cc, que entrega até 120 cv de potência. O propulsor também foi feito pelas mãos de Rubens, com todas as peças importadas dos Estados Unidos.
Volkswagen Fusca Conversível (Foto: Arquivo Pessoal)
Fusca de Marajá
“Sou apaixonado por Fusca e queria um carro mais refinado para curtir no tempo livre”, conta João Fernando Teixeira, proprietário de um elegante Fusca conversível 1977. Teixeira já comprou o modelo pronto há cerca de um ano e meio. Digno de ser chamado de carro de patrão, o Fusca tem rodas aro 17, farol de milha, break light e retrovisores esportivos. Os bancos originais da VW foram substituídos pelos assentos do Chevrolet Corsa . O motor segue original, com um bloco 1.3

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