Fotos de Fuscas | 33 fotos curiosas do consagrado Fusca
Fusca na família Volkswagen
A história do Fusca se confunde com a própria história da marca Volkswagen. A montadora alemã foi criada com finalidade de fabricar um carro popular - Volkswagen em português significa "carro do povo" - cujo projeto havia sido solicitado pelo governo aos desenvolvedores da época. O modelo vencedor foi o criado por Ferdinand Porsche, que mais tarde teria sua própria marca.
Os primeiros protótipos surgiram no início dos anos de 1930. O sucesso foi tanto que o carro se manteve em produção por décadas até que em 2003 o último modelo foi produzido no México. A fabricação brasileira, iniciada em 1959 (9 anos após a importação das primeiras unidades) durou até 1986 quando a Volkswagen anunciou o fim do Fusca nacional que, segundo a montadora, era um projeto já obsoleto.
Fusca nacional em publicidade de 1979:
"Fusca. Você nunca precisou tanto de um como agora."
No entanto, em 1993 por sugestão do presidente Itamar Franco, o Fusca voltaria a ser produzido com incentivo da Lei do carro popular, que garantia isenção e diminuição de impostos para veículos com motor 1.0. A lei contemplava também o Fusca e o Chevrolet Chevette, apesar da motorização superior apresentada pelos modelos. Por não conseguir competir com concorrentes mais modernos, a fabricação teve fim definitivo em 1996.
Em 1998 a Volkswagen decidiu homenagear o antigo carro lançando o New Beetle, conhecido também como “Novo Fusca” - glamorosa reedição do veículo histórico. O modelo possui design baseado no Fusca, mas passa longe de ser um “carro do povo” como seu antepassado. O New Beetle, importado para o Brasil desde 1999, inaugurou no país uma nova classe de automóveis, a de compactos premium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário