quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novo Fusca: Detalhes e impressões do clássico esportivo da Volkswagen .

novo fusca teste drive 10 620x412 Novo Fusca: Detalhes e impressões do clássico esportivo da Volkswagen (76 fotos)
Perto de completar 60 anos no Brasil, a Volkswagen traz ao mercado nacional um dos clássicos do mundo automotivo, o Fusca. O velho besouro alemão mantém o charme do primeiro modelo, mas com tecnologia e desempenho bem atuais. Mais musculoso e esportivo, o Novo Fusca remete ainda mais ao passado do que o anterior New Beetle. O corpo renovado agora é mais baixo e traz de volta alguns dos detalhes do clássico, como a coluna A menos inclinada e teto mais chato.
Além disso, o Novo Fusca mantém as características de estilo que marcaram o New Beetle, como os para-lamas em formato de arco. Se o New Beetle era mais feminino, o Novo Fusca ficou mais masculino. Os novos detalhes do desenho remetem também à robustez visual e esportividade, esta última personificada pelas belíssimas rodas aro 18 e pelo aerofólio traseiro, incorporado ao desenho.
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Não podemos esquecer duas “bocas” do escape e a suspensão mais baixa, assim como volante multifuncional com base chata e mostradores auxiliares dos antigos esportivos no topo do painel. Mas tudo isso não seria lógico se o propulsor não fosse condizente com a proposta. Por isso, o Novo Fusca deixa para trás suas gerações anteriores e incorpora o admirado 2.0 TSI com seus 200 cv. Assim, o clássico da Volks vira um verdadeiro esportivo.
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Impressões gerais do “clássico atual”

Não há como negar. É um Fusca. Se o besouro mundialmente famoso tivesse sua evolução continuada, ele não poderia ser diferente deste aqui. O clássico da Volkswagen chama a atenção por onde passa e o desejo alheio é entrar, olhar, andar, colecionar… O Novo Fusca não precisa de muitas apresentações, pois cada item do seu estilo tem uma história e pode ser reconhecida por muitos que conhecem o clássico. Tanto por fora, quanto por dentro, um dos símbolos de uma era modificou-se para os novos tempos.
Os faróis redondos bi-xenon com LEDs diurnos, os faróis de neblina, o para-choque dianteiro com grade que lembra a lamina cromada do velho popular, a tampa do “porta-malas” dianteiro, os frisos laterais que lembram o estribo, as lanternas traseiras pronunciadas (que ainda lembram a “Fafá”) e a curvatura “sexy” da carroceria, conquistam ao primeiro olhar.
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Por dentro, o Novo Fusca volta ao passado e deixa o futurista New Beetle bem distante. Agora o painel voltou a seu lugar de origem, bem perto de quem conduz. Até mesmo o molde horizontal do antigo Fusca retornou nesta geração. O painel de instrumentos tem o velocímetro central e maior do que conta-giros e medidor de combustível. Lembra? Só não tinha conta-giros. No centro, o novo corpo ganhou sistema multimídia RCD 510 ou RNS 315 com navegador. Os difusores de ar fecham o visual desta parte do painel. Ao lado, o velho porta-luvas do Fusca voltou. Mas o “novo” fica logo abaixo.
O volante multifuncional tem base chata e visual mais esportivo, garantindo boa performance ao condutor mais ousado. No túnel da transmissão, o DSG de seis marchas domina o visual, que ainda conta com um prático apoio de braço com porta-objetos. Nas portas sem calhas para os vidros – mais um item de esportividade no Novo Fusca – os alto-falantes e tweeters da Fender (clássico fabricante de guitarras) produzem som de alta qualidade. Outro detalhe interessante é uma tira de elástico para segurar garrafas ou outro objeto na porta.
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Os bancos esportivos são envolventes e em couro (na versão de teste), mas existem outras opções de acabamento dos assentos. O teto solar panorâmico é outro charme do Novo Fusca, assim como os ditos mostradores circulares sobre o painel. Eles possuem um cronômetro, um medidor de pressão do óleo e o medidor de pressão do turbo.
O porta-malas do Novo Fusca é bem superior ao do clássico que foi feito no ABC Paulista e ao mexicano “new edge” que chegou por aqui no final dos anos 90. São 310 litros com acesso pela enorme tampa, que vai do para-choque até quase o teto panorâmico. Dentro deste espaço, ainda há um subwoofer da Fender. Aliás, são 9 peças de áudio da Fender (opcional) com amplificador de 10 canais e potência de 400 watts.
O Novo Fusca tem bom conteúdo de segurança e conforto, tais como bloqueio eletrônico do diferencial XDS, ESP, múltiplos airbags, ar condicionado automático Climatronic dual zone (opcional), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entrada/partida sem chave, entre outros.
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O motor 2.0 TSI de 200 cv e 28,5 kgfm faz com que o Novo Fusca vá de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinja máxima de 223 km/h. Os números são da versão DSG, mas para os puristas, há opção de transmissão manual de seis marchas. A versão DSG custa R$ 80.990, enquanto a versão manual sai por R$ 76.600.
Os preços sugeridos são para as versões básicas e o Novo Fusca vai encarecer com os vários itens opcionais, tanto tecnológicos, quanto de estética e conforto, entre eles o teto panorâmico, faróis bi-xenon, sistema de áudio Fender, volante multifuncional, sensor de chuva, rodas aro 18, etc.
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Existem 11 opções de cores para o clássico esportivo, sendo sólidas: Branco Cristal, Preto Ninja, Vermelho Tornado, Azul Denim e Amarelo Saturno. As metálicas são: Azul Reef, Marrom Toffee, Prata Sargas, Prata Moon Rock e Cinza Platinum. Por fim, a única perolizada é o Preto Mystic.
Já os bancos esportivos em tecido Native podem ter cor preta ou bege, mas opcionalmente, o Novo Fusca oferece couro Vienna preto com vermelho ou preto com azul. As rodas de série são de 17 polegadas com pneus 215/55 R17, enquanto as opcionais “Twist” tem 18 polegadas e pneus 235/45 R17.
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Dirigindo um besouro azul

Com 4,27 m de comprimento, 1,80 de largura, 1,48 de altura e 2,53 de entre eixos, o Novo Fusca se mostrou bastante ágil. A posição de dirigir é esportiva e os comandos têm posições ergonômicas. Devido à porta ser grande, o cinto de segurança precisa ser “pescado”.
Há bastante espaço para os ocupantes da frente, que podem regular os assentos e fazer com que os pés não alcancem a parede sob o painel. No entanto, o espaço atrás vai depender do tamanho (e da compreensão) de quem está na frente. Ainda assim, é possível ir com relativo conforto, mas apenas para duas pessoas.
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A visibilidade geral é boa, mas muito melhor que no Fusquinha e mais adequada que no New Beetle. Graças ao para-brisa mais próximo do condutor, a visão na direção da coluna A melhorou. Ao ligar (sem chave) o Novo Fusca – aqui na cor azul – o ruído do motor é pouco perceptível. Mas é aí que entra um trabalho (inédito?) da engenharia da Volkswagen. Ela tentou (e conseguiu em parte) reproduzir o som do velho boxer.
Na realidade, o 2.0 TSI não mudou de lugar, mas seu ruído foi alterado no escape para ser reproduzido na parte de trás do interior, produzindo a sensação de que o motor está realmente na parte traseira. Claro, quando se anda esportivamente, o Novo Fusca mostra onde realmente se esconde sua força.
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E haja força! O besouro azul anda muito bem. Velocidades altas são alcançáveis facilmente e as retomadas são muito boas para o tamanho e peso (1.364 kg). O condutor pode optar pelos paddle shifts no volante, mudanças manuais na alavanca ou deixar que a caixa automatizada faça o trabalho.
No modo “S”, as reações são ainda mais imediatas e as retomadas bem melhores. Mesmo pisando fundo, o ruído interno é bastante adequado. Aos 100 km/h, a rotação do 2.0 TSI em “D” fica em 2.300 rpm, enquanto que a 120 km/h está em 2.700 rpm. A direção é leve e precisa, assim como os freios, cujas pinças são pintadas de vermelho.
A suspensão é voltada para a esportividade e não para o conforto, reproduzindo quase tudo (inclusive o tipo de asfalto) para o interior. A Volkswagen ainda recusou a introdução de rodas aro 19 – do modelo vendido na Europa e EUA – por causa do conforto.
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Nas curvas e mudanças rápidas de trajetória, a suspensão está bastante adequada ao desempenho do motor. O bom para o Novo Fusca é o asfalto, situação bem diferente do clássico “brasileiro”, que podia rodar em quase qualquer lugar. Mas para não deixar o Novo Fusca frustrado por causa desse detalhe, resolvemos colocá-lo nesta paisagem para as fotos da matéria. Enfim, seja em qualquer lugar, o visual ao redor tiraria o charme e o carisma do besouro? Achamos que não.
Enfim, a Volkswagen acertou ao retornar o Novo Fusca ainda mais voltado ao velho clássico, que carregou milhões de brasileiros pelos caminhos mais distantes e ruins deste país. Agora ele é esportivo e chega com preços que não farão dele um popular. Pelo menos não em quantidade vendida, mas com certeza em número de fãs.
vw herbie 620x465 Herbie era um Fusca que só faltava falar
O Herbie era um Fusca que só faltava falar. O personagem da Disney encantou muitas crianças e também adultos nos seis filmes em que atuou. Tudo começou com um Fusca em 1969 – escolhido entre alguns modelos da época – e de lá para cá, contracenou até com a geração anterior do Beetle.
O primeiro Fusca usado foi um modelo 1200 ano 1963 cor branco pérola. Dotado de vida própria, o Herbie era carismático, inteligente e tinha muita personalidade.
Com malabarismos e travessuras, o Herbie apenas expôs no cinema o sucesso que o besouro fazia no mercado mundial. O Volkswagen Sedan era vendido em boa parte do todo mundo e com diversos nomes, sendo sucesso em quase todos os lugares.
Com 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é um dos mais vendidos da história do automóvel. No auge do sucesso, chegou a vender 1,25 milhão em apenas um ano.
Tão carismático quanto o Herbie, o Fusca até hoje tem uma legião incontável de fãs, proprietários ou não. Hoje, o modelo é um ícone do mundo automotivo e ressurge na pele da última geração, vinda de uma de suas casas durante muitas décadas, o México.

VW Beetle 2012 tem recall declarado nos EUA

Fusca 2013 51 620x403 VW Beetle 2012 tem recall declarado nos EUA
O VW Beetle 2012 está sendo chamado para um recall nos EUA. A NHTSA recomendou a chamada de 2.471 unidades dos modelos 2012 e 2013 por causa do airbag.
Foi detectada uma possível falha nas bolsas infláveis do besouro alemão, quando equipado com bancos esportivos em couro. O problema é que em caso da instalação de uma cadeira de criança, o dispositivo pode não detectar caso esteja molhado.
No caso de um acidente, a bolsa se inflará e provocará danos à criança. A visita ao concessionário vai corrigir a falha. A NHTSA recomenda o uso da cadeira no banco traseiro enquanto não se corrige o defeito.

Exclusivo: conheça os preços dos opcionais do Novo Fusca 2013

salao do automovel 2012 1 2941 620x412 Exclusivo: conheça os preços dos opcionais do Novo Fusca 2013
Ontem você conheceu todos os itens de série e opcionais do Novo Fusca 2013, agora é a vez dos preços dos dispositivos pagos à parte.
Custando R$ 76.600 na versão manual e R$ 80.990 na versão DSG, o Novo Fusca 2013 tem pintura metálica e perolizadas com preços de R$ 976 e R$ 1.440, respectivamente.
Já os módulos tecnológicos P1V e P1X custam R$ 2.655 e R$ 2.850. O teto solar panorâmico sai por R$ 2.900, enquanto que o sistema de som Fender custa R$ 1.630.
O rádio RNS 315 com navegador te preço de R$ 2.325, enquanto que as rodas aro 18 “twister” custam R$ 2.050. Os bancos esportivos em couro Vienna saem por R$ 4.190.
Já o conjunto de faróis bi-xenon com LEDs tem preço sugerido de R$ 3.680. Por fim, o Kessy (entrada e partida sem chave) custa R$ 1.656. Achou os preços salgados em alguns dos opcionais do Novo Fusca 2013?

Volkswagen Fusca 2013 já está a caminho dos concessionários


vw fusca 2013 flagra 1 620x382 Volkswagen Fusca 2013 já está a caminho dos concessionários
O leitor Guilherme Fanani Mendes estava na rodovia Anchieta, próximo à Volkswagen, quando flagrou uma carreta com várias unidades do Fusca 2013.
vw fusca 2013 flagra 2 620x346 Volkswagen Fusca 2013 já está a caminho dos concessionários
Algumas unidades estavam parcialmente cobertas. O Volkswagen Fusca 2013 chegará em breve aos concessionários com preços entre R$ 82.900 e R$ 86.900, conforme publicamos com exclusividade.
vw fusca 2013 flagra 3 620x290 Volkswagen Fusca 2013 já está a caminho dos concessionários
O Volkswagen Fusca 2013 tem motorização 2.0 TSI com 200 cv, transmissão automatizada de dupla embreagem DSG e pacote de equipamentos bastante completo.
Agradecimentos ao Guilherme pelas imagens.

Exclusivo: Novo Fusca 2013 será vendido com preços entre 82.900 e 86.900 reais

Fusca 2013 11 620x372 Exclusivo: Novo Fusca 2013 será vendido com preços entre 82.900 e 86.900 reais
Recebemos de uma fonte da Volkswagen que o Novo Fusca 2013 deverá ser vendido com preços entre 82.900 e 86.900 reais, logo depois do Salão do Automóvel. Por que tão caro? Por conta da motorização e também do pacote de equipamentos dessa versão inicial.
O Novo Fusca 2013 será vendido com o mesmo conjunto mecânico do Jetta TSI, ou seja, motor 2.0 de 200 cavalos de potência. Os equipamentos de série também deverão ser recheados, embora saibamos que o Jetta TSI tem vários itens opcionais que o encarecem significativamente.
Mas, se você está interessado no Fusca 2013 e não quer pagar tudo isso, uma opção será disponibilizada no começo de 2013. Uma versão mais simples será vendida com preços entre 63.900 e 67.900 reais. Ainda não se sabe ao certo a motorização desta versão será 1.6 ou 2.0, mas é claro que não será a mesma do Jetta TSI.
O que você acha desses valores?

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