Novo Fusca: Detalhes e impressões do clássico esportivo da Volkswagen .
Perto de completar 60 anos no Brasil, a Volkswagen traz ao mercado nacional um dos clássicos do mundo automotivo, o Fusca. O velho besouro alemão mantém o charme do primeiro modelo, mas com tecnologia e desempenho bem atuais. Mais musculoso e esportivo, o Novo Fusca remete ainda mais ao passado do que o anterior New Beetle. O corpo renovado agora é mais baixo e traz de volta alguns dos detalhes do clássico, como a coluna A menos inclinada e teto mais chato.
Além disso, o Novo Fusca mantém as características de estilo que marcaram o New Beetle, como os para-lamas em formato de arco. Se o New Beetle era mais feminino, o Novo Fusca ficou mais masculino. Os novos detalhes do desenho remetem também à robustez visual e esportividade, esta última personificada pelas belíssimas rodas aro 18 e pelo aerofólio traseiro, incorporado ao desenho.
Não podemos esquecer duas “bocas” do escape e a suspensão mais baixa, assim como volante multifuncional com base chata e mostradores auxiliares dos antigos esportivos no topo do painel. Mas tudo isso não seria lógico se o propulsor não fosse condizente com a proposta. Por isso, o Novo Fusca deixa para trás suas gerações anteriores e incorpora o admirado 2.0 TSI com seus 200 cv. Assim, o clássico da Volks vira um verdadeiro esportivo.
Impressões gerais do “clássico atual”
Não há como negar. É um Fusca. Se o besouro mundialmente famoso tivesse sua evolução continuada, ele não poderia ser diferente deste aqui. O clássico da Volkswagen chama a atenção por onde passa e o desejo alheio é entrar, olhar, andar, colecionar… O Novo Fusca não precisa de muitas apresentações, pois cada item do seu estilo tem uma história e pode ser reconhecida por muitos que conhecem o clássico. Tanto por fora, quanto por dentro, um dos símbolos de uma era modificou-se para os novos tempos.Os faróis redondos bi-xenon com LEDs diurnos, os faróis de neblina, o para-choque dianteiro com grade que lembra a lamina cromada do velho popular, a tampa do “porta-malas” dianteiro, os frisos laterais que lembram o estribo, as lanternas traseiras pronunciadas (que ainda lembram a “Fafá”) e a curvatura “sexy” da carroceria, conquistam ao primeiro olhar.
Por dentro, o Novo Fusca volta ao passado e deixa o futurista New Beetle bem distante. Agora o painel voltou a seu lugar de origem, bem perto de quem conduz. Até mesmo o molde horizontal do antigo Fusca retornou nesta geração. O painel de instrumentos tem o velocímetro central e maior do que conta-giros e medidor de combustível. Lembra? Só não tinha conta-giros. No centro, o novo corpo ganhou sistema multimídia RCD 510 ou RNS 315 com navegador. Os difusores de ar fecham o visual desta parte do painel. Ao lado, o velho porta-luvas do Fusca voltou. Mas o “novo” fica logo abaixo.
O volante multifuncional tem base chata e visual mais esportivo, garantindo boa performance ao condutor mais ousado. No túnel da transmissão, o DSG de seis marchas domina o visual, que ainda conta com um prático apoio de braço com porta-objetos. Nas portas sem calhas para os vidros – mais um item de esportividade no Novo Fusca – os alto-falantes e tweeters da Fender (clássico fabricante de guitarras) produzem som de alta qualidade. Outro detalhe interessante é uma tira de elástico para segurar garrafas ou outro objeto na porta.
Os bancos esportivos são envolventes e em couro (na versão de teste), mas existem outras opções de acabamento dos assentos. O teto solar panorâmico é outro charme do Novo Fusca, assim como os ditos mostradores circulares sobre o painel. Eles possuem um cronômetro, um medidor de pressão do óleo e o medidor de pressão do turbo.
O porta-malas do Novo Fusca é bem superior ao do clássico que foi feito no ABC Paulista e ao mexicano “new edge” que chegou por aqui no final dos anos 90. São 310 litros com acesso pela enorme tampa, que vai do para-choque até quase o teto panorâmico. Dentro deste espaço, ainda há um subwoofer da Fender. Aliás, são 9 peças de áudio da Fender (opcional) com amplificador de 10 canais e potência de 400 watts.
O Novo Fusca tem bom conteúdo de segurança e conforto, tais como bloqueio eletrônico do diferencial XDS, ESP, múltiplos airbags, ar condicionado automático Climatronic dual zone (opcional), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entrada/partida sem chave, entre outros.
O motor 2.0 TSI de 200 cv e 28,5 kgfm faz com que o Novo Fusca vá de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinja máxima de 223 km/h. Os números são da versão DSG, mas para os puristas, há opção de transmissão manual de seis marchas. A versão DSG custa R$ 80.990, enquanto a versão manual sai por R$ 76.600.
Os preços sugeridos são para as versões básicas e o Novo Fusca vai encarecer com os vários itens opcionais, tanto tecnológicos, quanto de estética e conforto, entre eles o teto panorâmico, faróis bi-xenon, sistema de áudio Fender, volante multifuncional, sensor de chuva, rodas aro 18, etc.
Existem 11 opções de cores para o clássico esportivo, sendo sólidas: Branco Cristal, Preto Ninja, Vermelho Tornado, Azul Denim e Amarelo Saturno. As metálicas são: Azul Reef, Marrom Toffee, Prata Sargas, Prata Moon Rock e Cinza Platinum. Por fim, a única perolizada é o Preto Mystic.
Já os bancos esportivos em tecido Native podem ter cor preta ou bege, mas opcionalmente, o Novo Fusca oferece couro Vienna preto com vermelho ou preto com azul. As rodas de série são de 17 polegadas com pneus 215/55 R17, enquanto as opcionais “Twist” tem 18 polegadas e pneus 235/45 R17.
Dirigindo um besouro azul
Com 4,27 m de comprimento, 1,80 de largura, 1,48 de altura e 2,53 de entre eixos, o Novo Fusca se mostrou bastante ágil. A posição de dirigir é esportiva e os comandos têm posições ergonômicas. Devido à porta ser grande, o cinto de segurança precisa ser “pescado”.Há bastante espaço para os ocupantes da frente, que podem regular os assentos e fazer com que os pés não alcancem a parede sob o painel. No entanto, o espaço atrás vai depender do tamanho (e da compreensão) de quem está na frente. Ainda assim, é possível ir com relativo conforto, mas apenas para duas pessoas.
A visibilidade geral é boa, mas muito melhor que no Fusquinha e mais adequada que no New Beetle. Graças ao para-brisa mais próximo do condutor, a visão na direção da coluna A melhorou. Ao ligar (sem chave) o Novo Fusca – aqui na cor azul – o ruído do motor é pouco perceptível. Mas é aí que entra um trabalho (inédito?) da engenharia da Volkswagen. Ela tentou (e conseguiu em parte) reproduzir o som do velho boxer.
Na realidade, o 2.0 TSI não mudou de lugar, mas seu ruído foi alterado no escape para ser reproduzido na parte de trás do interior, produzindo a sensação de que o motor está realmente na parte traseira. Claro, quando se anda esportivamente, o Novo Fusca mostra onde realmente se esconde sua força.
E haja força! O besouro azul anda muito bem. Velocidades altas são alcançáveis facilmente e as retomadas são muito boas para o tamanho e peso (1.364 kg). O condutor pode optar pelos paddle shifts no volante, mudanças manuais na alavanca ou deixar que a caixa automatizada faça o trabalho.
No modo “S”, as reações são ainda mais imediatas e as retomadas bem melhores. Mesmo pisando fundo, o ruído interno é bastante adequado. Aos 100 km/h, a rotação do 2.0 TSI em “D” fica em 2.300 rpm, enquanto que a 120 km/h está em 2.700 rpm. A direção é leve e precisa, assim como os freios, cujas pinças são pintadas de vermelho.
A suspensão é voltada para a esportividade e não para o conforto, reproduzindo quase tudo (inclusive o tipo de asfalto) para o interior. A Volkswagen ainda recusou a introdução de rodas aro 19 – do modelo vendido na Europa e EUA – por causa do conforto.
Nas curvas e mudanças rápidas de trajetória, a suspensão está bastante adequada ao desempenho do motor. O bom para o Novo Fusca é o asfalto, situação bem diferente do clássico “brasileiro”, que podia rodar em quase qualquer lugar. Mas para não deixar o Novo Fusca frustrado por causa desse detalhe, resolvemos colocá-lo nesta paisagem para as fotos da matéria. Enfim, seja em qualquer lugar, o visual ao redor tiraria o charme e o carisma do besouro? Achamos que não.
Enfim, a Volkswagen acertou ao retornar o Novo Fusca ainda mais voltado ao velho clássico, que carregou milhões de brasileiros pelos caminhos mais distantes e ruins deste país. Agora ele é esportivo e chega com preços que não farão dele um popular. Pelo menos não em quantidade vendida, mas com certeza em número de fãs.
O Herbie era um Fusca que só faltava falar. O personagem da Disney encantou muitas crianças e também adultos nos seis filmes em que atuou. Tudo começou com um Fusca em 1969 – escolhido entre alguns modelos da época – e de lá para cá, contracenou até com a geração anterior do Beetle.
O primeiro Fusca usado foi um modelo 1200 ano 1963 cor branco pérola. Dotado de vida própria, o Herbie era carismático, inteligente e tinha muita personalidade.
Com malabarismos e travessuras, o Herbie apenas expôs no cinema o sucesso que o besouro fazia no mercado mundial. O Volkswagen Sedan era vendido em boa parte do todo mundo e com diversos nomes, sendo sucesso em quase todos os lugares.
Com 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca é um dos mais vendidos da história do automóvel. No auge do sucesso, chegou a vender 1,25 milhão em apenas um ano.
Tão carismático quanto o Herbie, o Fusca até hoje tem uma legião incontável de fãs, proprietários ou não. Hoje, o modelo é um ícone do mundo automotivo e ressurge na pele da última geração, vinda de uma de suas casas durante muitas décadas, o México.
VW Beetle 2012 tem recall declarado nos EUA
O VW Beetle 2012 está sendo chamado para um recall nos EUA. A NHTSA recomendou a chamada de 2.471 unidades dos modelos 2012 e 2013 por causa do airbag.
Foi detectada uma possível falha nas bolsas infláveis do besouro alemão, quando equipado com bancos esportivos em couro. O problema é que em caso da instalação de uma cadeira de criança, o dispositivo pode não detectar caso esteja molhado.
No caso de um acidente, a bolsa se inflará e provocará danos à criança. A visita ao concessionário vai corrigir a falha. A NHTSA recomenda o uso da cadeira no banco traseiro enquanto não se corrige o defeito.
Exclusivo: conheça os preços dos opcionais do Novo Fusca 2013
Ontem você conheceu todos os itens de série e opcionais do Novo Fusca 2013, agora é a vez dos preços dos dispositivos pagos à parte.
Custando R$ 76.600 na versão manual e R$ 80.990 na versão DSG, o Novo Fusca 2013 tem pintura metálica e perolizadas com preços de R$ 976 e R$ 1.440, respectivamente.
Já os módulos tecnológicos P1V e P1X custam R$ 2.655 e R$ 2.850. O teto solar panorâmico sai por R$ 2.900, enquanto que o sistema de som Fender custa R$ 1.630.
O rádio RNS 315 com navegador te preço de R$ 2.325, enquanto que as rodas aro 18 “twister” custam R$ 2.050. Os bancos esportivos em couro Vienna saem por R$ 4.190.
Já o conjunto de faróis bi-xenon com LEDs tem preço sugerido de R$ 3.680. Por fim, o Kessy (entrada e partida sem chave) custa R$ 1.656. Achou os preços salgados em alguns dos opcionais do Novo Fusca 2013?
Volkswagen Fusca 2013 já está a caminho dos concessionários
O leitor Guilherme Fanani Mendes estava na rodovia Anchieta, próximo à Volkswagen, quando flagrou uma carreta com várias unidades do Fusca 2013.
Algumas unidades estavam parcialmente cobertas. O Volkswagen Fusca 2013 chegará em breve aos concessionários com preços entre R$ 82.900 e R$ 86.900, conforme publicamos com exclusividade.
O Volkswagen Fusca 2013 tem motorização 2.0 TSI com 200 cv, transmissão automatizada de dupla embreagem DSG e pacote de equipamentos bastante completo.
Agradecimentos ao Guilherme pelas imagens.
Exclusivo: Novo Fusca 2013 será vendido com preços entre 82.900 e 86.900 reais
Recebemos de uma fonte da Volkswagen que o Novo Fusca 2013 deverá ser vendido com preços entre 82.900 e 86.900 reais, logo depois do Salão do Automóvel. Por que tão caro? Por conta da motorização e também do pacote de equipamentos dessa versão inicial.
O Novo Fusca 2013 será vendido com o mesmo conjunto mecânico do Jetta TSI, ou seja, motor 2.0 de 200 cavalos de potência. Os equipamentos de série também deverão ser recheados, embora saibamos que o Jetta TSI tem vários itens opcionais que o encarecem significativamente.
Mas, se você está interessado no Fusca 2013 e não quer pagar tudo isso, uma opção será disponibilizada no começo de 2013. Uma versão mais simples será vendida com preços entre 63.900 e 67.900 reais. Ainda não se sabe ao certo a motorização desta versão será 1.6 ou 2.0, mas é claro que não será a mesma do Jetta TSI.
O que você acha desses valores?
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