Volkswagen Up! é 'Fusca do futuro'; veja versões
Após muitos flagras e algumas prévias, a Volkswagen divulgou detalhes sobre o Up!, o novo modelo mais barato da montadora fabricado no país, que vem para preencher a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags para todos os novos veículos produzidos no Brasil ou importados.
Serão oferecidas quatro versões (veja detalhes no fim desta reportagem), com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados em fevereiro, quando o Up! será lançado (as informações foram passadas ao G1 no dia 23, em evento prévio para a imprensa, e no dia 4 de fevereiro ocorrerá a apresentação oficial para todo o país).
O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. "O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo", diz o chefe de design do veículo, Luiz Alberto Veiga. "Desde o início do trabalho, pensamos em fazer um ícone", continua.
"Ele tem todos os requisitos para ser líder", completa o gerente de marketing e produto da Volkswagen, Henrique Sampaio. Apesar de a montadora dizer que o novo carro "não tem concorrentes diretos", não nega que ele brigará com a Fiat. "[O Up!] Tem proximidade com o Uno", afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar ao mercado: a nova geração do Ford Ka, que teve o protótipo apresentado em novembro de 2013.
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Por ora, a VW só divulga a configuração do modelo quatro portas e com
câmbio manual, mas dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e
Tecnologia (Inmetro), informados na tabela anual de eficiência
energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de duas portas e com o câmbio automatizado I-Motion.
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
A base do Up! é o motor 1.0 de três cilindros flex, o mesmo do Fox Bluemotion,
além do câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a marca, o
propulsor rende 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, com
gasolina. Com etanol, são 82 cv e 10,4 kgfm de torque. A velocidade
máxima divulgada é de 165 km/h, com etanol, e 163 km/h, com gasolina.O modelo terá as versões Take Up!, Move Up! e High Up!, partindo, nessa ordem, da mais básica. A versão top de linha foi subdividida em Red Up!, White Up! e Black Up!, que diferem entre si apenas pelas cores que os próprios nomes especificam: vermelho, branco e preto.
Interior tem painel com a cor externa do Up! nas
versões top de linha(Foto: Caio Kenji/G1)
O banco do motorista tem regulagem de altura em todas versões, e os
assentos dianteiros vêm com encosto de cabeça integrado, criando um
visual mais esportivo. A abertura elétrica do porta-malas também já é de
série.versões top de linha(Foto: Caio Kenji/G1)
Todas as opções possuem, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo (para motorista e carona), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador – sistema que, em caso de colisão, altera a tensão do cinto para que ele não trave com muita força nem fique frouxo – e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite um engate rápido. Para o Up!, a Volkswagen desenvolveu uma linha especial de cadeirinhas, que serão vendidas nas concessionárias.
Sistema de interatividade do Up! é opcional
(Foto: Caio Kenji/G1)
Entre os opcionais, está o sistema de entretenimento e navegação chamado de "maps and more" ("mapas e mais", em inglês).(Foto: Caio Kenji/G1)
Já ar-condicionado e aquecimento interno são itens de série apenas nas opções top de linha (Red, White e Black). Nas demais, pode ser adquirido como opcional.
A direção elétrica é incluída somente a partir da versão intermediária High Up!. Nas de entrada, Take Up! e Move Up!, é necessário pagar a mais por ela. A hidráulica também é um opcional na versão mais básica, Take.
O modelo ainda tem spoilers (peças plásticas que deixam o visual mais esportivo) laterais e traseiro como acessórios em todas as versões.
Sem vidro elétrico na traseira
Vidros elétricos traseiros não são oferecidos nem como opcionais no Up!. Segundo a Volkswagen, esse é um item que o público-alvo destes modelos quase nunca instala.
O teto envidraçado, presente em algumas versões no exterior, também está fora do pacote brasileiro divulgado nesta segunda.
Volkswagen Take Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
Take Up! – sem conta-giros
Essa é a versão mais básica de todas. O painel tem apenas mostrador de velocidade, sem o conta-giros. Possui regulagem de altura no banco do motorista, encosto de cabeça nos assentos dianteiros e dois lugares do banco traseiro, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço de 13 polegadas com calotas.
São opcionais: direção hidráulica ou elétrica, aquecimento, ar-condicionado, vidro e trava elétricos, sistema de som e rodas de aço de 14 polegadas, com calotas.
Outros itens que podem ser adicionados ao pacote são: dispositivo de ajuste na coluna de direção (mexe na altura do volante) e o sistema s.a.v.e, uma placa divisória horizontal que altera a profundidade do porta-malas, ajuda na organização de pequenos objetos e é capaz de sustentar até 100 kg.
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
Move Up! – o que mais deve venderDe acordo com a Volkswagen, essa versão, que é transição da básica para a intermediária, deverá responder por cerca de 30% das vendas do compacto. Além dos itens já mencionados na versão Take Up!, a Move Up! acrescenta computador de bordo com 10 funções, sistema s.a.v.e no porta-malas e três encostos de cabeça para os ocupantes da traseira.
As rodas são de aço de 14 polegadas, com calotas, e o modelo começa a ganhar detalhes mais aprimorados, como maçanetas na cor do carro. A partir do Move-Up, o painel também é mais completo, incluindo conta-giros.
Revestimento dos bancos em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado e direção elétrica são opcionais, assim como vidros elétricos dianteiros, travas, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis e lanterna de neblina, sistema de navegação "maps and more", sensor de estacionamento e ajuste de altura da direção.
Volkswagen High Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
High-up! – com direção elétricaOpção entre a versão intermediária e a top de linha, a High-Up! tem pacote um pouco mais completo, com direção elétrica, sistema s.a.v.e. para o porta-malas, sensor de estacionamento, faróis de neblina, alarme remoto e chave do tipo canivete.
As rodas são de liga leve de 15 polegadas e o painel central é colorido conforme a tonalidade do carro. O logotipo Up! aparece nos bancos.
Ar-condicionado, aquecimento, dispositivo de navegação "maps and more", sistema de som e bancos em couro sintético são opcionais.
Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)
White-Red-Black-Up! – as mais carasNo trio que compõe a versão top de linha, praticamente todos os itens são de série, com exceção do sistema de entretenimento "maps and more" e o revestimento em couro sintético nos bancos.
As rodas também são de 15 polegadas, mas com desenho diferenciado para essas versões.
Performance e consumo
A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. Segundo o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo: utilizando somente etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Quando abastecido somente com gasolina, o rendimento é de 13,2 km/l na cidade e de 14,3 km/l na estrada. Segundo a Volkswagen, o Up! é quase um "Bluemotion", designação usada pela marca para sua série de veículos com tecnologias ligadas à economia de combustível. Os pneus chamados de "verdes", com baixo coeficiente de arrasto (diminuição do atrito para tornar o carro mais econômico), estão presentes a partir da versão Move Up!
Para se adequar à realidade brasileira, o Up! passou por um longo processo de alterações que levou cerca de quatro anos, desde os primeiros rascunhos até o início da produção, que já está ocorrendo na fábrica da empresa em Taubaté (SP). Foram cerca de dois anos para definir o desenho e mais dois para o desenvolvimento do ferramental de produção.
"Tivemos de aumentar o porta-malas, o Brasil precisa disso", explica o chefe do desenvolvimento do Up! no país, José Loureiro.
Em relação ao modelo europeu, vendido desde 2010, o Up! nacional ganhou 64 litros no porta-malas, passando de 221 litros de capacidade para 285 litros – com o assento traseiro rebatido, o volume chega a 976 litros. Segundo a Volkswagen, da metade para trás, o Up! que será vendido no Brasil é completamente novo.
Para obter esse espaço maior de carga, o comprimento do veículo foi aumentado em 65 milímetros frente ao Up! europeu, chegando a 3,6 metros de comprimento. Internamente, o porta-malas também precisou ser reestruturado para comportar um estepe com roda normal – na Europa, ficam disponíveis apenas o kit de reparo e bomba de enchimento.
Na traseira, a tampa foi redesenhada para o Brasil, abandonando o modelo envidraçado usado na Europa, para se tornar de lataria convencional. "A tampa traseira foi modificada para diminuir o custo de reparo, mas também não é igual à do Skoda, é exclusiva para o mercado brasileiro", afirma Loureiro, em referência ao Citigo, modelo da marca tcheca que faz parte do grupo Volkswagen e tem mesma base do Up!.
Espaço interno é bom para o tamanho do carro
(Foto: Caio Kenji/G1)
Suspensão modificada(Foto: Caio Kenji/G1)
Apesar das diferenças, o Up! brasileiro conseguiu manter o conjunto compacto e leve do carro vendido lá fora. Com peso total de 910 kg, tem entre-eixos de 2,24 metros, 1,54 de altura e 1,50 metro de altura. Para encarar um piso mais irregular por aqui, o modelo ganhou suspensões 20 mm maiores e pneus 6 mm mais altos, resultando em 1,50 metro de altura, 26 mm a mais que a versão vendida no exterior.
Outra novidade exclusiva para o Brasil foi o aumento do tanque de combustível, que passou de 35 litros para 50 litros, alteração feita devido à pior qualidade do combustível nacional, que gasta mais.
Além disso, o carro possui espaço interno interessante para seu tamanho. Apesar de pequeno, pode levar quatro pessoas com conforto e cinco um pouco apertadas, dependendo do tamanho dos ocupantes.
Apesar do conjunto compacto, o Up! foi considerado seguro em sua primeira avaliação. Antes mesmo do lançamento, o hatch foi avaliado pelo Latin NCap e recebeu nota máxima, de 5 estrelas, para proteção de adultos, e 4 estrelas para crianças, ficando com a melhor nota para um veículo feito no Brasil até então.
De acordo com a montadora, o uso de aço de alta resistência em partes do chassi, como na coluna B, que fica na metade lateral do carro, fez o Up! alcançar bons resultados. Pontos também foram obtidos pelo sistema de freios ABS, que também incorpora distribuição de frenagem e sistema de alerta de luzes na traseira, quando for feita uma frenagem brusca, para evitar colisão traseira.
Conserto e seguro
Embora chegue ao mercado brasileiro com a promessa de ser o modelo mais avançado tecnologicamente da categoria, o Up! é dono do menor índice de reparabilidade, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Isso significa, na prática, que o novo compacto terá menos custo de conserto – e que este será realizado em menos tempo.
Treinamento da rede
A importância que a Volkswagen dá ao seu lançamento é refletida no treinamento de vendas que faz entre os concessionários – que, segundo ela, é o maior da história da montadora no Brasil.
"A estratégia inédita reúne um número recorde de 3.620 vendedores e gerentes", informa a empresa, que diz investir R$ 20 milhões na abertura de oito centros de treinamentos no país. Já foram inaugurados os de São Paulo, Goiânia, São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre e Curitiba. Os do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e do Recife serão abertos até março.
Up! em teste de segurança do Latin NCap (Foto: Divulgação/Latin NCap)
Volkswagen Up! brasileiro (Foto: Divulgação)
Volkswagen Up! europeu (Foto: Divulgação)
Traseira do Up! feito no Brasil (Foto: Caio Kenji/G1)
Traseira do Volkswagen Up! fabricado na Europa (Foto: Divulgação)
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