O Up vem sendo chamado por parte da mídia especializada de "novo Fusca", em referência não ao "chique" Beetle atual, mas ao modelo que foi vendido em todo o mundo no século passado, tornou-se célebre a partir dos anos 1960 e, no Brasil, foi até ressuscitado em 1994. O desejo da Volks é que em dez anos o Up seja tão acessível, conhecido e bem-vendido quanto a "baratinha" (ou "besourinho") foi em outras épocas. Preço para isso ele terá, ao menos no exterior: a mais básica das cinco versões começará em 8.500 euros, ou menos de R$ 20 mil.
Como já se sabe, o Up também interessa à Volkswagen do Brasil, que planeja usar o carrinho como modelo de acesso, abaixo do Gol. O Up europeu, porém, seria muito complexo para o nosso mercado -- sem contar que jamais chegaria por este preço com o mesmo pacote.
Ulrich Hackenberg, membro do conselho diretor do Grupo Volks, afirmou em entrevista a UOL Carros que o Up "é um carro estratégico para a Volkswagen em todo o mundo, incluindo o mercado brasileiro, mas uma versão para o país teria de ter modificações, incluindo simplificações, mas também aumento da capacidade de bagagem, de forma a atender às exigências de mercado". O executivo evitou cravar um prazo para nosso Up ganhar vida, preferindo dizer apenas que deve "demorar um pouco".
De acordo com a Car and Driver, o Up justificaria a abertura de uma nova fábricada Volks no Brasil, que poderia começar a operar em 2014.
De acordo com a Car and Driver, o Up justificaria a abertura de uma nova fábricada Volks no Brasil, que poderia começar a operar em 2014.
CAIXAS
O marketing alemão bolou uma campanha de divulgação que envolve caixas coloridas para tratar dos principais aspectos da vida das pessoas -- viagem (travel box), vida urbana (city box) e família (kids box). Todas inspiradas no formato do carrinho e disponíveis como lembrancinha.
O Up tem 3,54 metros de comprimento, 1,42 m de largura, 1,47 m de altura e 2,42 m de espaço entre-eixos. O porta-malas tem 251 litros de capacidade. Com apenas duas portas e frente em acordo com a atual identidade da Volks, o modelo se parece com um Fox que foi achatado. Ou seja, um carro retangular, quase quadrado. Na Europa, aliás, o Up é o responsável pela aposentadoria precoce do Fox importado do Brasil.
O Up tem 3,54 metros de comprimento, 1,42 m de largura, 1,47 m de altura e 2,42 m de espaço entre-eixos. O porta-malas tem 251 litros de capacidade. Com apenas duas portas e frente em acordo com a atual identidade da Volks, o modelo se parece com um Fox que foi achatado. Ou seja, um carro retangular, quase quadrado. Na Europa, aliás, o Up é o responsável pela aposentadoria precoce do Fox importado do Brasil.
O carrinho será dotado de motor de 1 litro, três cilindros e três diferentes calibrações para oferecer de 60 a 75 cavalos de potência, com gerenciamento de câmbio manual de cinco marchas ou automatizado. No futuro, o compacto fabricado na Eslováquia (em Bratislava) terá ainda uma versão elétrica.
O Up estará disponível na Europa nas versões "take up!", "move up!" e high up!". Elas diferem em acabamento e conteúdo, que vão do mais (rodas aro 14 com calotas e painel liso) ao menos espartano (rodas de liga leve aro 16, suspensão rebaixada, um aparelho no painel que lembra um GPS e agrega navegador e funções de computador de bordo e até teto solar). No lançamento, há ainda as variações "white up!" e "black up!", com tons diferenciados.
O Up estará disponível na Europa nas versões "take up!", "move up!" e high up!". Elas diferem em acabamento e conteúdo, que vão do mais (rodas aro 14 com calotas e painel liso) ao menos espartano (rodas de liga leve aro 16, suspensão rebaixada, um aparelho no painel que lembra um GPS e agrega navegador e funções de computador de bordo e até teto solar). No lançamento, há ainda as variações "white up!" e "black up!", com tons diferenciados.
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